10.05.2019

Todos os carros da Toyota devem se tornar híbridos

 

 

Toyota Prius vermelho
Divulgação

 

Os carros híbridos, com o novo Toyota Prius, respondem por 40% das vendas no Japão, mas empacam no Brasil

 

Os híbridos são a solução para enfrentar os preços altos e a futura escassez dos combustíveis e a mudança de mentalidade do consumidor é uma questão de tempo. Essa é a visão da Toyota que planeja transformar, até 2025, todos os seus modelos em híbridos.

Vale lembrar que a tecnologia híbrida foi lançada pela Toyota na década de 1990 e vem avançando: utiliza motores elétricos e a combustão combinados focando na economia de combustível. E foi introdução do Prius , em 1997, que abriu caminho para uma nova geração de consumidores. 

O modelo chegou ao Brasil em 2013 e está agora com uma nova geração, renovada mas mantém a sua filosofia de visual icônico. Tem uma economia de combustível de 18,9 km/l, na cidade, e 17 km/l, em rodovias. É equipado com um motor elétrico de 72 cv e e outro a gasolina 1.8 16V, com potência de 98 cv. Juntos entregam 123 cv. O câmbio é automático do tipo continuamente variável (CVT). Híbrido mais vendido do mundo, por aqui as suas vendas ainda não decolam principalmente pelo seu preço: custa R$ 125 mil.

No Brasil, a Toyota já confirmou também o lançamento e a produção nacional do novo Corolla Hybrid Flex. Produzido na fábrica de Sorocaba, em São Paulo, deve ter um preço de compra mais acessível que os demais híbridos do mercado brasileiro – e que, para isso, conte com incentivos fiscais.

O sedã médio chegará às lojas no último trimestre deste ano. Terá na sua linha o primeiro híbrido flex do mundo a usar tanto a gasolina quanto o etanol para acionar o seu motor a combustão. Usa a plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architecture) e terá a mesma mecânica que hoje equipa o Prius. O novo Corolla virá também maior no comprimento e na largura.


Corolla novo prata
Divulgação

 

O Corolla será o primeiro carro do mundo que terá a tecnologia híbrida flex podendo usar gasolina ou etanol

 

Outro modelo híbrido atraente da marca no mercado brasileiro será o SUV RAV4. Por enquanto, será importado do Japão. Ele muda completamente de estilo e ganha sistemas de conectividade mais modernos e funcionais. Produzido também sobre a plataforma TNGA, fica mais espaçoso internamente.

O RAV4 Hybrid tem motor de 2.5 litros a gasolina e três motores elétricos, que juntos entregam potência total de 220 cv. A transmissão é a chamada eCVT, com tração nas quatro rodas sob demanda(All-Wheel Drive). Precisa de 7,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e tem consumo de combustível combinado de 16,5 km/l.


RAV4
Divulgação

 

O RAV4 AWD, com novo design e sistemas avançados de conectividade, chega ao Brasil até o fim do ano

 

Há ainda uma aposta futura com a qual podemos contar: o compacto Yaris Hybrid, já vendido na Europa. Por enquanto apenas com motor flex de configuração convencional, o modelo tem ajudando a marca japonesa a avançar nas vendas. Em março, a Toyota assumiu o quinto lugar no ranking promovendo  mais uma queda da Ford, agora para a sexta posição.

Yaris Hybrid tem qualidades de carro urbano, pela economia de combustível e por ter menor emissão de CO2. Na média tem um consumo de quase 20 km/l. No modelo híbrido, o motor 1.5 tem potência total de 100 cv combinado com motor elétrico de 60 hp. Faz 0-100 km em 11.8 segundos. A velocidade máxima é de 165 km/h. O preço na Europa é equivalente a R$ 80 mil. Como o Yaris atual já é fabricado no Brasil, pode se imaginar que brevemente poderá ter a versão híbrida brasileira mais barata.


Yaris
Divulgação

 

O Yaris, um carro compacto, moderno e econômico, poderá ser uma futura novidade da linha híbrida da Toyota no Brasil

 

É bem verdade que não há dúvida que os veículos 100% elétricos são os queridinhos da vez na Europa, nos Estados Unidos e na China. Mas, em países como o Brasil, os carros híbridos ainda aparecem como caminho para abrir o mercado de veículos com um viés mais sustentáveis. E a Toyota se mantém à frente.

 

Fonte: IG Carros

Publicado

 

 

 


Fonte: http://odocumento.com.br/todos-os-carros-da-toyota-devem-se-tornar-hibridos/