21.02.2019

O que quer dizer o ''S-10'' do diesel?

Motores com tecnologia Euro 5 devem utilizar somente diesel S-10 para evitar danos

 

Com a evolução dos motores a diesel foi necessário utilizar um combustível de melhor qualidade. Alguns utilitários esportivos e picapes do mercado só aceitam o mais nobre deles, que é o Diesel S-10. O combustível, inclusive, ajuda a consumir e poluir menos. Ou seja, a fórmula tem sido alterada para que ele seja cada vez mais limpo, prova disso é a evolução que o diesel recebeu ao longo dos anos: S-1800, S-500, S-50 e S-10. Mas o que é o S-10? O que significam esses números?

O diesel S-10 trabalha com tecnologias SCR (Selective Catalytic Reduction, ou redução catalítica seletiva - como é conhecido o Arla 32) e EGR (Exhaust Gas Recirculation, que quer dizer recirculação de gases do escapamento). Ele tem o nome S-10 pois é assim que o diesel é descrito, de acordo com o teor de enxofre: S = enxofre (na tabela periódica dos elementos ele é descrito como "S") e 10 é o número de partes por milhão em que o elementos químico está presente na amostra do combustível. 

O S-10 foi desenvolvido para substituir o S-50, trazendo características que reduzem o NOx (óxido de nitrogênio), SOx (óxido de enxofre) e outros materiais particulados, que são eliminados quando ocorre a queima do diesel na câmara de combustão. Assim, os veículos que já utilizam S-10 tem menor formação de sedimentos no tanque de combustível e em todo o sistema. O S-10 tem mais hidrogênio e por isso é mais solvente que os outros, proporcionando maior limpeza do conjunto.

Para veículos que estavam acostumados a utilizar outro tipo de diesel, é comum haver entupimento de mangueiras e bicos quando passam a trabalhar com o S-10 que, por dissolver a sujeira, pode empurrá-la para o sistema de combustível.

Antes de mudar de diesel é bom fazer uma limpeza do tanque de combustível, da injeção e trocar os filtros. Os veículos que tem tecnologia Euro 5 devem utilizar apenas diesel S-10 para evitar danos ao motor. 

 


Fonte: https://www.autoo.com.br/o-que-quer-dizer-o-s-10-do-diesel/