13.02.2019

Quer um carro esportivo? Separamos os legítimos dos que têm só visual

Mercado tem poucos modelos zero-quilômetro que entregam desempenho realmente esportivo; maioria das opções traz somente adereços estéticos.

 

Quem quer um carro esportivo no Brasil dispõe de um leque de escolha bastante reduzido. Isso porque, ao menos no mercado de veículos zero-quilômetro, a maioria das opções têm preços acima de R$ 200 mil. Quem não dispõe de tanto dinheiro tem apenas quatro modelos à disposição, como mostra o levantamento do AutoPapo.

Por outro lado, há também os “esportivados”: automóveis com visual incrementado, graças à adição de elementos como spoilers e aerofólio, mas sem qualquer diferenciação mecânica em relação às suas versões convencionais. Nesse caso, a aparência é agressiva, mas a dirigibilidade revela-se pacata. É uma espécie de “mundo de faz-de-conta” automotivo, no qual a agressividade é pura fantasia estilística.

AutoPapo separou o joio do trigo: listamos quais são as autênticas opções de carro esportivo e quais são “de mentirinha”, em uma faixa de preço que vai até R$ 200 mil. Eles estão agrupados em duas categorias: legítimos e “fantasiados”. Confira:

 

Carro esportivo de verdade

 

4. Renault Sandero RS

O Renault Sandero RS é o carro verdadeiramente esportivo mais acessível do mercado brasileiro. Ele custa R$ 67.790 na versão convencional e R$ 69.690 na série especial Racing Spirit. Ambas trazem motor 2.0 aspirado, capaz de gerar 150 cv de potência com etanol e 145 cv com gasolina. O torque é de 20,9 kgfm com o primeiro combustível e de 20,2 kgfm com o segundo. Mais que suficientes para dar ótimo desempenho ao veículo, já que seu peso é de apenas 1.161 quilos.

Além do motor potente, o pocket rocket tem câmbio manual de seis marchas, com relações bem curtas. O pacote de alterações mecânicas inclui ainda freios a disco nas quatro rodas e suspensão recalibrada, bem mais firme que a das demais versões. Isso sacrifica o conforto, mas proporciona ótima estabilidade. O interior é simples como em todo Sandero, mas traz volante, pedaleira e bancos esportivos.

3. Peugeot 208 GT

Por R$ 87.290, é possível adquirir outro autêntico carro esportivo: o Peugeot 208 GT. O bom desempenho é garantido pelo motor 1.6 THP (sigla para Turbo High Pressure), que desenvolve 173 cv de potência com etanol e 166 cv com gasolina. O torque é de 24,5 kgfm com ambos os combustíveis, e surge a apenas 1.400 rpm. Essa força é gerenciada por um câmbio manual de seis marchas.

Assim como no Sandero RS, a suspensão foi enrijecida e os freios ganharam discos nas quatro rodas. O interior não traz grandes diferenciações em relação ao restante da gama, mas há o essencial, como pedais de alumínio, bancos com abas mais estreitas e volante com pegada mais firme.

2. Volkswagen Golf GTI

O Golf GTI é sempre lembrado quando o assunto é carro esportivo. A versão mais potente da gama surgiu em 1976, quando o modelo ainda estava na primeira geração. Desde então, ela não deixou mais de ser oferecida. Atualmente, ela entrega nada menos que 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, desenvolvidos por um motor 2.0 turbo. Acoplado a ele, há um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Mas tudo isso tem seu preço: R$ 149.290.

No mais, o Golf GTI segue a receita básica de todo hot hatch, com componentes preparados. A suspensão, além de uma recalibragem, recebeu conjuntos traseiros do tipo multilink, que permitem ótima estabilidade sem sacrificar tanto o conforto. Até a direção foi reprogramada para propiciar maior controle ao motorista. Do mesmo modo, o interior traz volante, pedais e bancos esportivos. O revestimento é em tecido com estampa xadrez, uma tradição que perdura por toda a trajetória do modelo. Porém, se o comprador não gostar, pode adquirir, opcionalmente, os estofados em couro.

Vale lembrar que a linha de esportivos da Volkswagen vai crescer neste ano. É que a marca alemã vai lançar no Brasil o Jetta GLI, com mecânica idêntica à do Golf GTI, além de Virtus e Polo GTS. Esses dois últimos terão motor 1.4 turbo de 150 cv e câmbio automático de seis velocidades.

1. Honda Civic Si

Entre todos os veículos desta lista, o Civic Si é o único que não tem produção nacional. Exatamente por isso, ele é o mais caro: custa R$ 162.900. Nem por isso ele é o mais potente, pois seu motor 1.5 turbo rende 208 cv e 26,5 kgfm. De qualquer modo, os números são suficientes para assegurar ótimo desempenho. Já o câmbio, manual de seis marchas, é feito sob medida para os puristas.

Se em desempenho o Civic Si não é campeão, na aparência ele é insuperável. Isso porque o modelo é o único carro esportivo da lista com uma carroceria exclusiva, do tipo cupê, com duas portas. Essa solução, em conjunto com os bancos de assento baixo, permite uma posição perfeita de pilotagem. A suspensão é muito firme, com foco total na dirigibilidade, em detrimento do conforto ao rodar. Por fim, além de freios mais parrudos, há um diferencial de deslizamento limitado, único no segmento.

 

Por Alexandre Carneiro13/02/19 às 08h30


Fonte: https://autopapo.com.br/noticia/carro-esportivo-legitimo-e-apenas-visual/4/