06.12.2018

Octanagem da gasolina brasileira e o mito sobre sua qualidade

A gasolina brasileira, seja ela comum ou aditivada, é mal falada por muita gente por aí. Mas, saiba que em relação à octanagem, ela tem muita qualidade

 

Aqui, no Brasil, a gasolina não é bem falada por alguns motoristas. Mas, será que ela é tão ruim assim? E em relação a octanagem da gasolina, ela fica devendo para as europeias, por exemplo?

 

[TRANSCRIÇÃO]

Você é mais um daqueles que adora pichar a gasolina brasileira e falar que além de cara, é uma das piores do mundo? Pois,  saiba que ela não está entre as mais caras do mundo e também não é pior, pelo contrário, ela é uma das melhores do mundo. E saiba, também, que você está lendo o portal AutoPapo, e não um comercial da Petrobras.

E agora, vamos responder um leitor que diz ter um carro importado, cujo manual pede para abastecer com gasolina de 95 octanas. Ele afirmou que consultou um posto e foi informado de que a nossa gasolina comum, ou a aditivada,  tem apenas 87 octanas.

Então, ele pergunta: “Tenho que abastecer somente com a gasolina especial, a Premium ou a Podium?” Não é necessário. É apenas um problema de diferença de classificação. A gasolina brasileira, comum e aditivada de 87 octanas, tem a mesma octanagem que a européia de 95 octanas.

Por BORIS FELDMAN06/12/18 às 06h15


Fonte: https://autopapo.com.br/blog-do-boris/octanagem-da-gasolina-brasil-qualidade/