15.08.2018

Sete razões para não andar com o veículo na reserva

Artigo da Auto Escola União traz informações importantes!

Quem nunca andou por aí com o veículo na reserva que atire a primeira pedra. Mas, o que talvez você não saiba, é que a luzinha no painel que indica que o combustível está acabando também pode causar danos bem consideráveis ao carro, moto ou outro.

Pensando nisso, nós da Auto Escola União trouxemos neste artigo 7 motivos para você não andar com o seu veículo na reserva.

Preparado (a) para conferir? Então vamos lá.

1. Superaquecimento da bomba

Em veículos modernos, a bomba de combustível fica dentro do tanque – sendo lubrificada e ‘mantida’ pelo combustível que circunda em seu interior.

Quanto mais seca estiver a bomba, maiores são as chances de que ela superaqueça.

Financeiramente, o dano também pode ser bem alto: de R$1000 para cima, dependendo do modelo do veículo.

2. Entupimento do filtro de combustível

Quando há pouca gasolina no tanque, resíduos e partículas sólidas presentes no combustível (e geralmente não utilizadas) começam a ser “puxadas” para o interior do motor. A razão para tal ocorrência é bem óbvia: não restam muitas outras coisas para serem puxadas quando o carro está na reserva.

3. Danos no motor

Sujeira acumulada no motor (o que pode ocorrer tanto quando o carro fica muito tempo ou seguidas vezes na reserva) também pode fazer com que ele pare de funcionar.

Neste caso, o funcionamento é interrompido por razões de superaquecimento – e o dano, como você já deve imaginar, sai bem caro.

4. Maior risco em curvas fechadas ou ladeiras

Em ladeiras ou curvas muito fechadas, o tanque na reserva pode permitir a entrada de ar em locais onde deveria estar circulando apenas combustível – o que pode resultar em falhas graves no motor.

5. Multa

Caso você ainda não saiba, se você for flagrado por alguma autoridade de trânsito sem combustível, o dano também será revertido em pontos na carteira de habilitação.

A infração é média, resultando em 4 pontos na carteira e R$130 de dano.

6. Segurança

Já imaginou se você para em uma estrada perigosa (como em uma rodovia, por exemplo), sem combustível? Sua segurança e a de outros indivíduos podem ser comprometidas por um simples descuido. Seja responsável!

7. Perder um compromisso importante

O último motivo pode parecer óbvio, mas não é. Manter o controle sobre o quanto de combustível ainda há no carro está longe de ser uma simples tarefa, afinal, o próprio consumo pode ser bem variado.

E você não vai querer perder um compromisso importante simplesmente porque a gasolina do carro acabou, não é mesmo?

E agora que você já conhece os principais motivos para não sair por aí com a luzinha da reserva acesa, certamente não vai mais cometer esse erro bobo, não é mesmo?

Nós da Auto Escola União recomendamos uma simples atitude que vai fazer com que você não cometa mais esse erro: sempre que o tanque estiver a ¼ de acabar, pare em um posto de confiança e abasteça.

Ao padronizar o abastecimento do veículo neste nível, você evita 7 tipos de dores de cabeça. Vale a pena, certo?

 

Auto Escola União,

15/08/2018 às 10:24 • Atualizada em 15/08/2018 às 10:25


Fonte: https://www.novanews.com.br/noticias/geral/sete-razoes-para-nao-andar-com-o-veiculo-na-reserva